Integração ensino-serviço-comunidade: uma experiência de busca ativa de doenças diarreicas e suas implicações na formação médica cidadã
Keywords:
Diarreia, Saúde Pública, Diretrizes Curriculares, Educação em SaúdeAbstract
Objetivo: Relatar uma experiência de Integração Ensino-Serviço-Comunidade na formação médica, tendo como base a busca ativa de doenças diarreicas em unidades de saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de prática de ensino do “Eixo Integração Ensino-Serviço-Comunidade” com alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Alagoas - campus de Arapiraca. Resultados e Discussão: Os resultados dessa prática foram intencionalmente divididos em duas etapas. Na busca realizada, foram encontrados 168 casos de diarreia nas três unidades, sendo 80 (47,6%) na UBS José Barbosa Leão, comumente chamada de UBS Planalto, 56 (33,3%) na UBS Francisco Pereira Lima, conhecida como 4º Centro de Saúde e 32 (19,0%) na UBS Dr. Daniel Houly. Ao analisar a distribuição por semana epidemiológica de atendimento, observou-se maior ocorrência na semana epidemiológica 28, com considerável oscilação entre demais semanas epidemiológicas. Merece destaque ainda o estímulo à construção participativa do sistema de saúde brasileiro, o SUS, de modo a reconhecer a importância dos diferentes atores na sua consolidação e fortalecimento. Além da importância dos determinantes sociais na situação de saúde da população, a experiência possibilitou estabelecer uma caracterização não apenas da doença, mas da comunidade que sofre com ela. Conclusão: Atividades de cunho epidemiológico realizadas por estes discentes adquirem posição de destaque, pois permitem que os mesmos participem ativamente da modulação situacional da saúde das localidades nas quais estão inseridos.
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