O Nível de Conhecimento dos Acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior de Santarém sobre a Hepatite C

Autores

  • Wanylia de Lima Silva Universidade Federal do Oeste do Pará Autor
  • Márcia Godinho Guimarães Autor
  • Teógenes Luiz Costa Autor

Palavras-chave:

Conhecimento sobre Hepatite C, Acadêmicos, Saúde

Resumo

O vírus da hepatite C é um importante causador de doença crônica no mundo. Sua transmissão se dá pelo vírus HCV por via parenteral, sendo as medidas preventivas o principal meio de controle para evitar a transmissão da doença. Devido à forma silenciosa e altamente agressora às células do fígado, esta doença tornou-se de grande importância epidemiológica e preocupação mundial. O objetivo principal desta investigação, foi identificar o nível de conhecimento dos acadêmicos de saúde de uma Instituição de Ensino Superior de Santarém sobre a Hepatite C. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem quantitativa, a partir do modelo bibliográfico e de campo, com aplicação de um questionário composto por 11 (onze) questões fechadas sobre Hepatite C. Participaram da pesquisa 128 acadêmicos dos cursos de saúde da referida Instituição. Em relação às respostas, 59% apontaram a relação sexual como a principal forma de transmissão da doença; 61% identificaram as formas assintomática e ictérica como as manifestações mais comuns aos portadores de HCV; 80% afirmaram que o exame sorológico é o mais indicado para detectar o HCV e 38% revelaram não haver cura para a HCV, apenas controle e prevenção da doença. Diante desses resultados, acredita-se ser necessária uma ação conjunta envolvendo toda a comunidade principalmente os profissionais da educação e acadêmicos em saúde, para que ainda na graduação os conhecimentos adquiridos quanto à Hepatite C possam fortalecer o papel de agente multiplicador, fomentando a promoção, prevenção e controle, não apenas da Hepatite C, mas de todas as hepatites virais e demais doenças infectocontagiosas capazes de agredir a saúde dos seres humanos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wanylia de Lima Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

    Secretaria Municipal de Saúde de São João de Pirabas; Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA, Brasil. Email: enfermeirawany@gmail.com.

Downloads

Publicado

29-12-2017

Edição

Seção

ANAIS

Como Citar

1.
O Nível de Conhecimento dos Acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior de Santarém sobre a Hepatite C. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 29º de dezembro de 2017 [citado 29º de abril de 2024];6:66-7. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/1050