A criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH): um estudo de caso

Autores

  • Renata Machado dos Santos Gomes Fundação Oswaldo Cruz Autor

DOI:

https://doi.org/10.17566/ciads.v5i0.278

Palavras-chave:

Reforma da Administração Pública, Hospitais universitários, Empresa pública.

Resumo

Este artigo, de abordagem qualitativa, constitui-se em um estudo de caso sobre a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Com essa finalidade, o estudo descreve o processo e os instrumentos jurídicos que subsidiaram o debate para a estruturação da Empresa, destacando as dinâmicas políticas e sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Machado dos Santos Gomes, Fundação Oswaldo Cruz
    Mestre em Saúde Pública na área de Planejamento, Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Especialista em Gestão de Saúde pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Especialista em Micropolítica da Gestão do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (Uff). Especialista em Formação Multiprofissional em Educação Permanente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduada em Direito Sanitário pela Fiocruz/Brasília. Servidora Pública Federal na Carreira de Analista Técnico de Políticas Sociais do Ministério da Saúde.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

1.
A criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH): um estudo de caso. Cad. Ibero Am. Direito Sanit. [Internet]. 30º de dezembro de 2016 [citado 18º de abril de 2024];5:26-38. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/278